Sei que meu marido vai discordar inteiramente de mim, e talvez minha irmã, que é pedagoga, me chame de ignorante, afinal eu não sou da área. Mas acho que o construtivismo é só um primeiro passo tímido na mudança que precisa ocorrer na área da educação. Freud falava que educar, assim como analisar, são missões impossíveis. É uma tarefa hercúlea querer passar adiante o conhecimento adquirido pela humanidade em tantas esferas, como ciências, línguas, história. E ainda querer que os garotos aprendam a se comportar com seus semelhantes e que busquem sozinhos o que desperta sua curiosidade. E não é que muitas vezes dá certo?
Mas o jeito como as coisas funcionam está errado, não serve mais. Já não servia quando eu estudava, há 15 anos, hoje então, é anacrônico. Tentar manter um aluno na cadeira por 5 horas, com intervalo de 30 minutos, é contra nossa fisiologia. Acho até que as escolas já perceberam isso e hoje em dia investem mais em atividades físicas do que no passado. O número de alunos por professor: no Bandeirantes a média era de 45 a 50 alunos por sala. Como é possível prestar atenção nos alunos, nas suas dúvidas? Fora as salas sujas, amontoadas. E estou falando do Bandeirantes, não de escolas públicas.
Mudando o assunto do formato das aulas para o conteúdo: por que não são ensinadas noções de Direito básico ou de economia? Em vez disso a ênfase é em física e matemática, sem uma boa distribuição de horários. História é totalmente distorcida pela visão pseudocomunista dos livros didáticos, colocando qualquer regime de direita ou liberal como vilão. Geografia não tentava falar sobre as culturas do mundo, insistia em climas e regiões físicas. Acho que a matéria que foi melhor ensinada foi português, em que aprendíamos literatura portuguesa, literatura brasileira, composição e interpretação de texto e gramática.
Será que é possível mudar? Talvez não. Pode ser que seja caro demais mudar, ou então que o ensino mais sofisticado seja função dos próprios pais. Professores especiais seriam necessários nessa nova escola, com erudição muito acima da média. O controle do que é absorvido pelo aluno também seria mais difícil, já que em geral as pessoas necessitam de coisas mais simples de entender, mais esquemáticas. E por fim, bem ou mal já existe um jeito de escola que está aí, que funciona, somos frutos dela. E continuamos aprendendo por toda a vida, náo é?
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