Powered By Blogger

Sunday, July 17, 2011

Índia x Brasil

Diferenças prosaicas entre Brasil e Índia (e outras nem tão prosaicas assim):
1. No Brasil, a maior preocupação ao se lavar a louça é com a presença de restos alimentares, na Índia, pega mal se você deixar resíduos de sabão ou detergente na louça, porque ninguém quer comer estes produtos químicos. E não precisa arear a panela, tudo bem se ela tiver aquele aspecto de usada, ninguém vai achar que você é desleixada porque não tem um conjunto de panelas brilhando, como no Brasil.
 2. Se você quiser ficar elegante no Brasil, compra roupas de marca ou assinadas. Na Índia, usa as jóias mais carregadas de ouro. Quanto à beleza feminina, não precisa fazer as unhas ou passar maquiagem se for indiana. Óculos também não estragam o visual. Mas o cabelo deve ser negro, comprido e bem cuidado. Uma flor no cabelo também é bem feminina.
3. Para os brasileiros, ainda é muito chique consumir bens de cultura europeus, especialmente os franceses; para os indianos, nada se compara ao apelo dos americanos.
4. Você pode ir à casa de um amigo ligando quando estiver saindo, ou nem avisando, se quiser visitá-lo na Índia, enquanto aqui é melhor ligar com antecedência e às vezes, até para jantar na própria casa, faz-se convites mais formais. Também é de bom tom levar flores ou algum presente, mas os indianos são mais informais.
5. Ao se preparar a comida brasileira, atenção aos detalhes, cebola e alho devem ser finamente picados, assim como os demais ingredientes, com atenção ao formato dos pedaços. A comida indiana pode ser picada de forma mais grosseira, mas a cozinheira precisa se preparar com cuidado antes de entrar na cozinha, gastando tempo na própria higiene pessoal.
6. Os indianos valorizam muito a família e a ligação e o respeito que temos pelos que estão à nossa volta, enquanto os brasileiros gostam da sensação de liberdade e de poder decidir sobre a própria vida.
7. Os Beatles popularizaram a imagem da Índia como a terra dos hippies por excelência: nada mais longe da verdade! Os indianos valorizam muito as conquistas humanas e lutam muito para realizá-las. Os brasileiros são mais "hippies", na verdade, porque sabem muito melhor como desfrutar do prazer hedonista e desmotivado que podem encontrar.
8. As crianças indianas precisam se esforçar nos estudos e obedecer rigorosamente aos pais. Já as crianças brasileiras são estimuladas a exercer a criatividade e a crescer sem grandes controles pela família.
9. Meninos indianos são vistos como muito capazes e valiosos na escola, meninos brasileiros são vistos como arteiros e desinteressados dos estudos. Se gostam de estudar, são nerds ou introspectivos, olhados como esquisitos (acho que aqui "O menino maluquinho" se tornou nossa regra de como deve ser um menino saudável, excluindo-se os outros tipos possíveis).
10. Na Índia, carimbos de grandes universidades americanas mostram o valor de uma família; no Brasil, a marca do carro e as posses de uma família estão acima de todos os outros qualificativos. Se alguém é rico porque roubou, não há problema. O inverso não é verdade: mesmo que você estude muito e faça algo útil para a sociedade, não tem valor se não tiver dinheiro.
Tento aproveitar o que me atrai em cada cultura, já que tenho a possibilidade de olhar para elas deste lugar intermediário. Nem sempre é fácil uní-las, mas me faz refletir muito sobre fatos em que eu tinha tanta certeza...

No comments:

Post a Comment